Elaborado por: Ângela Modesto Guedes Ferreira
É importante ressaltar antes da sugestão desta situação de aprendizagem que toda leitura envolve um modelo de compreensão leitora. Portanto, ler é compreender e assimilar o assunto lido, em um processo de interação com o texto, que implica pôr em prática os conhecimentos adquiridos em novas situações.
É importante ressaltar antes da sugestão desta situação de aprendizagem que toda leitura envolve um modelo de compreensão leitora. Portanto, ler é compreender e assimilar o assunto lido, em um processo de interação com o texto, que implica pôr em prática os conhecimentos adquiridos em novas situações.
- Sobre qual assunto o texto vai tratar?
- Você conhece uma avestruz?
- Você já leu algum texto de Mário Prata?
- O que você sabe sobre o gênero crônica?
Situação de aprendizagem – 6ºano – EF
Texto: Avestruz, de Mário Prata
- Levantamento de conhecimentos prévios
Durante a leitura
- Estimular a compreensão global do texto em contexto de leitura autônoma (silenciosa) ou compartilhada;
- Identificação de palavras-chave;
Depois da leitura
- Apreciar os recursos expressivos selecionados pelo autor;
- Identificar e refletir sobre a posição do autor , ou seja, sua visão de mundo ante o tema abordado;
- Observar as especificidades do gênero crônica;
- Estabelecer relação intertextual com outros textos em diferentes mídias (música, vídeo, imagens);
Referências Bibliográficas
KLEIMAN, A. Texto e Leitor: Aspectos cognitivos da leitura. Campinas: Pontes, 1988.
PRATA, Mário. Avestruz. 5 série/ 6 ano- vol. 2 Caderno do aluno (p.9) e Caderno do Professor p.18.
ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. São Paulo: Mercado das Letras, 2004..
Nenhum comentário:
Postar um comentário