É difícil acreditar, mas meu primeiro beijo foi num ônibus, na volta da escola. E sabem com quem? Com o Cultura Inútil! Pode? Até que foi legal. Nem eu nem ele sabíamos exatamente o que era “o beijo”. Só de filme. Estávamos virgens nesse assunto. E morrendo de medo. Mas aprendemos. E foi assim...
Não sei se numa aula de biologia ou de química, o Culta tinha me mandado um dos seus bilhares de bilhetinhos. Alguns enigmáticos, com palavras recortadas de jornais e revistas. Outros, com palavras de sílabas entrecortadas e espalhadas pelo papel, como num poema modernista. Num deles deu pra ler isso: “Berenice, você é a glicose do meu metabolismo.Te amo muito!”
E assinou com uma letrinha miúda: paracelso.
Paracelso era o outro apelido dele. Fez uma letrinha tão minúscula que quase tive dó, tive pena, instinto maternal, coisas de mulher... E também não sei por que: resolvi dar uma chance pra ele. Mesmo sem saber que tipo de lance ia rolar.
No dia seguinte, depois do inglês, pediu pra me acompanhar até em casa. No ônibus, veio com o seguinte papo:
– Um beijo pode deixar a gente exausto, sabia, Bê? – Fiz cara de desentendida. Mas ele continuou:
– Dependendo do beijo, a gente põe em ação 29 músculos, consome cerca de 12 calorias e acelera o coração de 70 para 150 batidas por minuto.
– Aí ele tomou coragem e pegou na minha mão. Mas continuou salivando seus perdigotos, agora me chamando de Beré:
– Beré, sabia que na saliva de um beijo a gente também gasta nada menos que 9 mg de água; 0,7 mg de albumina; 0,18 g de substâncias orgânicas; 0,711 mg de matérias graxas; 0,45 mg de sais e pelo menos 250 bactérias...?
Aí o bactéria falante aproximou o rosto do meu. E, tremendo, tirou seus óculos. Tirou os meus. E ficamos nos olhando de pertinho. O bastante para que eu descobrisse que, sem os óculos, seus olhos eram bonitos e expressivos, azuis e brilhantes. E achei gostoso aquele calorzinho que envolvia o corpo da gente.
Ele beijou a pontinha do meu nariz, fechei os olhos e senti sua respiração ofegante. Seus lábios tocaram os meus. Primeiro de leve, depois com mais força. E então nos abraçamos de bocas coladas, por alguns segundos.
De repente o ônibus já havia chegado no ponto final e já tínhamos transposto, juntos, o abismo do primeiro beijo.
Desci, cheguei em casa. E nos beijamos de novo no portão do prédio. Aí ficamos apaixonados por várias semanas.
Até que o mundo rolou. As luas vieram e voltaram. O tempo se esqueceu do tempo. As contas do telefone aumentaram, depois diminuíram... E foi ficando nisso. Normal. Que nem meu primeiro beijo. Mas foi inesquecível!
Antonio Barreto
Antes da leitura do texto de Antonio Barreto,veja o clip da música “Já sei namorar” do grupo Tribalistas.
Roda de conversa:
Você já conhecia a musica?
O grupo?
Qual o assunto?
(o professor deve fazer uma ponte entre a musica o tema “O meu primeiro Beijo”)
Leitura do texto de Antonio Barreto
1-A partir do texto titulo “Meu primeiro Beijo”, o que você espera encontrar?
2- Releia o texto e procure pistas que o ajudem a responder as questões abaixo.
a) O que faz o menino ser chamado de “Cultura Inútil” e “Culta” “Paracelso”?
b) Quanto tempo se passou entre o recebimento do bilhete e o primeiro beijo?
3.Como você pode constatar, no primeiro parágrafo, a narradora muda de opinião a respeito da experiência do primeiro beijo.
a) Qual é o primeiro julgamento que ela faz? Leia no texto um trecho que ilustre sua resposta.
b) E o segundo julgamento? Leia no texto também com um trecho do texto.
4- Aponte mudanças que ocorreram com a narradora-personagem em relação ao menino.
5- Que estratégia o menino usou para que a menina mudasse seu comportamento em relação a ele?
6- Releia “(...) tínhamos transposto, juntos, o abismo do primeiro beijo.” A expressão em negrito contém uma figura de linguagem.
a) Que figura é essa?
b) A que se refere essa figura?
7- O que o trecho “(...) as contas do telefone aumentaram, depois diminuíram...” quer dizer?
8- No texto, não fica claro qual o desfecho da narrativa. A seu ver, como terminou essa história?
9-De acordo como o que você leu no ultimo parágrafo, qual o tempo de duração do relacionamento dos dois?
10-Em grupo, façam uma discussão sobre as iniciativas dos relacionamentos atuais.São em sua maioria dos meninos ou das meninas?
Referências Bibliográficas:
ROJO, Rexane.Letramento e capacidades leituras para a cidadania. Leitura e escrita em contexto digital – Programa Práticas de leitura e escrita na contemporaneidade – 2012.
DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard et al. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita – elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (Francófona). In: Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2012. p. 35-60.
SCLIAR, Moacyr. Pausa. In: BOSI. Alfredo (org.) Conto Brasileiro Contemporâneo. São Paulo: Cultrix, s/d. p.275-277.21.
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