segunda-feira, 17 de junho de 2013

Plano de Aula II "Pausa"

Elaborado por: Alyne Dayana C. Mascareli




Texto: "Pausa"

Autor: Moacyr Scliar 

 


Antes da leitura

1. Qual o significado “pausa”? (levantamento do conhecimento de pausa)

2. Quais as situações que podem existir pausa? (pausa de partitura musical, pausa de musica, pausa na vida, pausa no trabalho, etc)
3. Contextualização do autor.                







a) Quem escreveu?
b) Onde foi divulgada?

Moacyr Scliar nascido em 1937 em Porto Alegre…













Durante a leitura

4. Leitura realizada pelo professor.

5. Leitura em duplas (verificando vocabulário desconhecido com auxilio do dicionário).

6. Compreensão da leitura do texto.


Após a leitura

7. O sentido da pausa, levantado anteriormente se confirmou?8.Quais as pistas que o texto apresenta que nos leva a imaginar o que irá acontecer?
9. Síntese do texto (no quadro realizada com as impressões dos alunos)

10. Leia a letra da canção “Paciência ” do Lenine(e se possível a ouça com atenção) e responda:

Paciência - Lenine
Mesmo quando tudo pede
Um pouco mais de calma
Até quando o corpo pede
Um pouco mais de alma
A vida não para...

Enquanto o tempo
Acelera e pede pressa
Eu me recuso faço hora
Vou na valsa
A vida é tão rara...

Enquanto todo mundo
Espera a cura do mal
E a loucura finge
Que isso tudo é normal
Eu finjo ter paciência...

O mundo vai girando
Cada vez mais veloz
A gente espera do mundo
E o mundo espera de nós
Um pouco mais de paciência...

Será que é tempo
Que lhe falta pra perceber ?
Será que temos esse tempo
Pra perder?
E quem quer saber ?
A vida é tão rara
Tão rara...


a) Qual o assunto principal da música ?
b) O sentido de pausa na música é o mesmo que na crônica?
c) Como é tratada a “pausa” na música?

11. Assista ao vídeo “Momentos” e responda:
a) Qual o enredo do vídeo?
b) O sentido de pausa no vídeo é o mesmo que na crônica?
c) Como é tratada a “pausa” no vídeo?

12. Quais as semelhantes e diferentes tipos de pausa encontradas na crônica, na música e no vídeo?


Referências Bibliográficas:
ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
 SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. São Paulo: Mercado das Letras, 2004..
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário