Texto: "Pausa"
Autor: Moacyr Scliar
Antes
da leitura
1. Qual o significado “pausa”? (levantamento do conhecimento de pausa)
2. Quais as situações que podem existir pausa? (pausa de partitura musical, pausa de musica, pausa na vida, pausa no trabalho, etc)
a) Quem
escreveu?
b) Onde
foi divulgada?
Moacyr Scliar nascido em 1937 em Porto Alegre…
Durante
a leitura
4. Leitura realizada pelo professor.
4. Leitura realizada pelo professor.
5. Leitura em duplas (verificando vocabulário desconhecido com auxilio do dicionário).
6. Compreensão da leitura do texto.
Após a leitura
7. O sentido da pausa, levantado anteriormente se confirmou?8.Quais as pistas que o texto apresenta que nos leva a imaginar o que irá acontecer?
9. Síntese do texto (no quadro realizada com as impressões dos alunos)
10. Leia a letra da canção “Paciência ” do Lenine(e se possível a ouça com atenção) e responda:
Paciência
- Lenine
Mesmo
quando tudo pede
Um
pouco mais de calma
Até
quando o corpo pede
Um
pouco mais de alma
A
vida não para...
Enquanto o tempo
Enquanto o tempo
Acelera
e pede pressa
Eu
me recuso faço hora
Vou
na valsa
A
vida é tão rara...
Enquanto todo mundo
Enquanto todo mundo
Espera
a cura do mal
E
a loucura finge
Que
isso tudo é normal
Eu
finjo ter paciência...
O mundo vai girando
O mundo vai girando
Cada
vez mais veloz
A
gente espera do mundo
E
o mundo espera de nós
Um
pouco mais de paciência...
Será que é tempo
Será que é tempo
Que
lhe falta pra perceber ?
Será
que temos esse tempo
Pra
perder?
E
quem quer saber ?
A
vida é tão rara
Tão
rara...
a)
Qual o assunto principal da música ?
b)
O sentido de pausa na música é o mesmo que na crônica?
c)
Como é tratada a “pausa” na música?
11.
Assista
ao vídeo “Momentos” e
responda:
a)
Qual o enredo do vídeo?
b)
O sentido de pausa no vídeo é o mesmo que na crônica?
c)
Como é tratada a “pausa” no vídeo?
12.
Quais as semelhantes
e diferentes
tipos
de pausa encontradas
na crônica, na
música
e no
vídeo?
Referências Bibliográficas:
Referências Bibliográficas:
ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. São Paulo: Mercado das Letras, 2004..
Nenhum comentário:
Postar um comentário