segunda-feira, 17 de junho de 2013

Plano de aula I - "Avestruz"

Elaborado por: Andressa Magi

Texto : “Avestruz”
 Antes da leitura:
  1. O que se espera de um texto cujo título é “Avestruz”?
  2. Você já viu um avestruz?
  3. Você conhece a expressão “ fulano tem estômago de avestruz”?
  4. Você tem animal de estimação? Que animal? Como ganhou?
  5. Contextualização do autor:
    Quem escreveu? Onde foi divulgada? Para quem? Qual intenção? 
 Durante a leitura
* Leitura oral e compartilhada, dando ênfase a pontuação, entonação.
* Houve confirmação de suas expectativas após a leitura?
 Após a leitura
1. Grifar palavras desconhecidas e pesquisar no dicionário.
2.Você gostaria de ter um avestruz como animal de estimação? Por quê?
3. Por que o garoto desistiu de ter um avestruz e se interessou por gaivotas e urubus? Você também teria essa atitude?
4. Retirem do texto as seguintes informações:
  • Nome científico
  • Peso
  • Altura
  • Filhotes
  • Expectativa de vida
5. Leia o poema:
 O galo cantou
A ovelha despertou
E estava com fome!
O avestruz esperto
Papou tudo que
havia por perto.
Comeu melancia
Feijão e ervilha
Tomate, capim
E a boneca da menina.
O galo brigou
A menina chorou
O avestruz esperto,
Da confusão escapou.
 Autor Desconhecido
 6. Assista ao vídeo : Turma do Pica Pau – “O ovo do Avestruz”
7. Quais as semelhanças e diferenças encontradas na crônica, poema e vídeo?
8. Agora reflita: Levando em conta a leitura e análise do texto "Avestruz" e as explicações do professor, quais são as características do gênero textual crônica? 
PRATA, Mário. Avestruz. 5 série/ 6 ano- vol. 2 Caderno do aluno (p.9) e Caderno do Professor (p.18).
ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário